Fórum
Ver pergunta

Criação de campos de utilizador via motores (V9 + C#)   

104 visualizações
Categoria::
0
0

Bom dia,

existe algum método, funcionalidade, função ou semelhante, para criar campos de utilizador via motores em .Net de forma a que os mesmos sejam criados devidamente, tendo em conta não só a tabela StdCamposVar, mas também os procedimentos e outras possíveis situações que me estejam a escapar?

A questão surge porque tenho vários desenvolvimentos externos em .Net, em que muitos deles precisam de CDUs específicos, e pretendia que os mesmos fossem criados dinamicamente a partir do meu código, sem haver a necessidade de utilizar o utilitário no Administrador do ERP para o efeito.

Obviamente que consigo facilmente verificar se determinado campo existe ou não numa determinada tabela, adicionar o mesmo e registá-lo na StdCamposVar usando SQL puro. Mas parece-me não ser o suficiente, pois após um trace ao SQL na criação de um campo de teste usando a ferramenta existente no Administrador, verifiquei que existem também stored procedures envolvidos, que se não forem devidamente actualizados, os campos criados nem sequer gravam a informação introduzida. Sou sempre forçado a ir ao Administrador e criar um CDU, ou editar um existente e regravar para que os mesmos fiquem a funcionar correctamente.

P.s.: não adicionei código, pois não penso ser necessário para a questão.

Faça login para poder traduzir
Integração
V10
Marcado como spam
Criado há 5 anos e 1 mês rjr-sousa
r
rjr-sousa Iniciante
2 respostas
2
Resposta privada

Boa tarde Ricardo,

Infelizmente ainda não temos forma de criar os campos do utilizador via API.

Normalmente, quem tem bastantes desenvolvimentos como o Ricardo, recorre a SP’s para, mais facilmente, criar os campos de utilizador. No entanto, a reconstrução dos campos terá sempre que ser feita quando se criam novos campos em tabelas como a CabecDoc, LinhasDoc, CabecCompras e LinhasCompras. Os documentos de venda e compra são gravados na BD com recurso a SP’s e, para que os novos campos sejam também gravados, é necessário que estas SP’s sejam atualizadas.

Faça login para poder traduzir
Marcado como spam
Criado há 5 anos e 1 mês
Iniciante
    0
    Resposta privada

    Boa tarde Daniel,

    muito obrigado pela resposta que, infelizmente era o que eu temia. A minha necessidade era mesmo nessas tabelas específicas, exactamente pelo motivo referenciado das SPs.

    Fica então a sugestão para a introdução dessa funcionalidade no futuro, que a meu ver, seria uma grande mais valia para nós, programadores.

    Obrigado mais uma vez.

    Faça login para poder traduzir
    Marcado como spam
    Criado há 5 anos e 1 mês rjr-sousa
    r
    rjr-sousa Iniciante